terça-feira, 24 de maio de 2011

Associativismo e Gestão de Recursos

Na gestão da caça e dos seus recursos, não se pode continuar com amadorismos, e com a filosofia do “antigamente era assim”, urge aproveitar a informação técnica que está disponível. Para tal é necessário o apoio e estreita colaboração com entidades oficias da área, bem como com as universidades, que possuem técnicos especializados e prestam uma colaboração valiosa, que deverá ser bem aproveitada. Nesta linha de pensamento, esta Associação irá colaborar com DRRF, num estudo conjunto com a Universidade do Porto, de forma a se estudar a distribuição dos nascimentos e maturação sexual das populações cinegéticas ao longo do ano, bem como censos apurados, utilizando para isso metodologias modernas e precisas, para avaliar a sua distribuição espacial na ilha de Santa Maria, como foi aliás, explicado aos sócios na última Assembleia-geral desta associação, estando neste momento os trabalhos prestes a serem iniciados.
Longe vão os tempos de uma postura por parte dos caçadores de “matadores de caça”, hoje em dia a atitude da generalidade dos caçadores açorianos é a de serem os principais colaboradores na correcta gestão do património cinegético, por forma deixar um legado, as gerações vindouras, melhor do que aquele que encontraram quando se iniciaram na caça.
Para tal, é necessário pela parte de todos aqueles que se entendem “caçadores” de se deixarem de pequenas divergências, para olharem a um todo muito mais importante do que essas diferenças pontuais. Para o efeito é fundamental um papel pró-activo, de discussão, diálogo e colaboração na defesa dos interesses da caça, assumindo sempre uma postura séria e correcta entre as partes, porque é desta discussão salutar que sairão os projectos de futuro.
Os caçadores açorianos das diferentes ilhas, deverão para isso manter ligações estreitas que os mobilizem em torno da defesa dos seus interesses, pelo que é fundamental o papel da Federação de Caçadores dos Açores, como elemento aglutinador do interesse de todos dos caçadores Açorianos.


“ O todo é maior que a soma das partes”, Max Wertheimer