sábado, 12 de abril de 2008

MOSTRA DE GADO BOVINO DE CARNE DA ILHA DE SANTA MARIA E CONCURSO CANINO





O Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria pede para informar os eventuais interessados, que estão abertas inscrições para os concursos constantes dos avisos acima colocados, e que se inserem no âmbito da MOSTRA DE GADO BOVINO DE CARNE DA ILHA DE SANTA MARIA -2008, a realizar de 20 a 22 de Junho próximo.


Rui C

quinta-feira, 10 de abril de 2008

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO



Tal como prometido, os estatutos da Associação estão disponíveis aos interessados, na secção Documentação.

Refira-se a colaboração do Paulo Parece em copiá-los para formato digital.


Rui C

segunda-feira, 7 de abril de 2008

PARQUE NATURAL DA ILHA DE SANTA MARIA

Termina no próxima dia 11 de Abril o período de discussão pública da Proposta de Decreto Legislativo Regional que cria o Parque Natural da Ilha de Santa Maria.

A partir de agora a Rede Regional de Áreas Protegidas da Região passará a conter como unidades base de gestão o Parque Marinho do Arquipélago dos Açores, de âmbito geral, e os Parques Naturais de Ilha.

Esta proposta vem, assim, reunificar sob a coordenação de um único organismo a gestão das várias áreas de cada ilha.

Foram criadas mais duas áreas : Pico Alto e Ponta de Malbusca. A primeira devido ao elevado interesse das espécies endémicas e a segunda por constituir uma Área Importante para Aves (IBA).

No que à caça diz respeito, esta iniciativa legislativa vem interditar o acto venatório nas seguintes áresa (ver mapa):
  • SMA03 - Costa Adjacente ao Ilhéu da Vila;
  • SMA04 - Monumento Natural da Pedreira do Campo do Figueiral e Prainha;
  • SMA05 - Área protegida para a gestão de habitats ou espécies da Ponta do Castelo;
  • SMA06 - Área protegida para a gestão de habitats ou espécies da Ponta da Malbusca;
  • SMA07 - Área protegida para a gestão de habitats ou espécies do Pico Alto;

Pelo que nos é dado constatar, vastas são as áreas onde não será permitido caçar, devendo-se essencialmente aos condicionalismos decorrentes da classificação IBA (Important Bird Area).

O documento, que contém alguma imprecisões nomeadamente na numeração das zonas e na toponímia, uma vez aprovado, deverá merecer uma cuidada atenção de todos os caçadores marienses, a fim de não incorrerem em desnecessárias transgressões.

A Proposta de Decreto Legislativo poderá ser lida aqui e o mapa visto aqui.


Rui C

sábado, 5 de abril de 2008

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

No passado dia 26MAR, realizou-se a Assembleia Geral Extraordinária com os seguintes pontos de Ordem de Trabalhos:

1. Calendário Venatório 2008/2009

2. Outros assuntos.

A Direcção e os demais associados presentes apresentaram quatro propostas que em pouco diferiam umas das outras, as quais foram explanadas pelos subscritores. Após alguma discussão, foi decidido pelos presentes que fosse elaborada uma proposta final que contivesse o essencial das apresentadas e merecesse um necessário consenso.

Assim, a proposta de Calendário Venatório da ACISM, entregue à Direcção Regional dos Recursos Florestais, poderá ser vista aqui.

Rui C

sexta-feira, 4 de abril de 2008

CORPOS SOCIAIS PARA O BIÉNIO 2008/2010

Na sequência do acto eleitoral do passado dia 19 de Março, passaram a ser estes os corpos sociais encarregues de gerir os destinos da Associação.

Não tencionamos prometer milagres! Iremos concentrar os nossos recursos e sinergias, prioritàriamente, nos quatro pontos ao lado referidos. Para que esta acção possa ser minimamente consequente é necessária a participação e envolvimentos de TODOS os associados.

Iremos privilegiar o debate e a procura de consensos entre os associados de forma a conseguirmos valorizar e dignificar a actividade da caça.

Iremos pugnar por uma correcta avaliação dos recursos cinegéticos da Ilha e das suas condições de sustentabilidade, acautelando o futuro da actividade venatória quer no âmbito local quer como uma real mais valia na captação de turistas.

Iremos contactar as várias entidades fiscalizadores no sentido de sensibilizá-las para o grave problema da caça furtiva. Esta questão, em nosso entender, tem graves implicações de segurança, equilibrio dos recursos cinegéticos e mesmo económicas e, se não for atempadamente contrariada, poderá vir a atingir proporções consideráveis.

Achamos essencial providenciar um espaço, ainda que inicialmente provisório, onde centremos a nossa actividade e onde nos possamos reunir, sem estar a recorrer a espaços alheios. Nesse sentido, logo que estejam reunidas as condições mínimas iremos dar início ao processo de construção da nossa sede social no terreno já cedido pelo Governo Regional.

Rui C

quinta-feira, 3 de abril de 2008

BLOG

Tal como assumido na Assembleia Geral do passado dia 26MAR damos início à publicação do Blog da Associação.

Pretende-se que este seja um espaço de divulgação, informação, debate, troca de ideias, reclamações, e tudo o mais que qisermos que ele seja.

Os comentários serão moderados porque, afinal, somos caçadores assumidos e não atiradores furtivos. Assim, não aceitaremos comentários anóninos.

Convidamos todos à participação activa, sem preocupações semânticas ou gramaticais, pois afinal de contas interessa menos a forma e mais o conteúdo.

Os assuntos em debate estarão referenciados na zona CAMPO DE TREINO e, poder-se-á utilizar o mail acism01@gmail.com para qualquer outro assunto que entendam necessário.

Rui C